MEMORIAL AOS SOLDADOS
Esta série homenageia os soldados que viram as suas vidas interrompidas na luta pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial.
Confronta-nos com o peso dessa memória e com o valor da liberdade no presente.
Lembra-nos que honrar essa liberdade é mais do que paz: é viver com sentido, consciência e gratidão.
Este local sagrado não é apenas um memorial. É um espaço de reflexão, educação e memória, onde cada nome gravado representa uma vida interrompida para que hoje possamos viver em liberdade.
CONTEXTO HISTÓRICO
O British Normandy Memorial, inaugurado em 2021, ergue-se na colina com vista para Ver-sur-Mer e Gold Beach. O monumento homenageia 22.442 soldados que, sob comando britânico, perderam a vida na Batalha da Normandia, no verão de 1944.
Projetado pelo arquiteto Liam O’Connor, o memorial é composto por colunas de pedra de Portland com os nomes gravados de todos os que tombaram, incluindo militares britânicos e de mais de 30 nacionalidades que serviram sob comando britânico. No centro, uma escultura em bronze de três soldados, de David Williams-Ellis, evoca juventude, coragem e sacrifício.
Da sua posição na costa, o memorial abre uma linha de visão para as águas onde ainda se distinguem as estruturas do Mulberry Harbour, em Arromanches. Uma ligação visual entre o sacrifício humano e a engenharia que tornou possível a libertação da Europa.
Para saber mais sobre este memorial:
D-Day Story — https://theddaystory.com
British Normandy Memorial — https://www.britishnormandymemorial.org